quinta-feira, 21 de outubro de 2010

"Solta o cabo da nau..." - o que significa?




Pr. André Queiroz


Na semana passada, eu pedi que meus seguidores do Twitter me retwittassem (será que esta palavra está no dicionário?) caso não soubessem o significado da frase “Solta o cabo da nau”. Fiquei impressionado com o número de pessoas que retwittaram, e mais ainda, com as opiniões que eu li a respeito do tema. Dentre várias, a melhor foi a teoria de que “Danau” era um dos grandes valentes Bíblicos!

Confesso que eu também passei vários anos sem saber o significado, mas agora que eu descobri, quero compartilhar com vocês. Segundo a Wikipédia, 'Nau é uma denominação genérica dada a navios de grande porte até o século XV usados em viagens de grande percurso.' Eu sou um leigo a respeito de barcos e navios, por isto, nunca imaginei que nau era um navio, eu pensava que nau era o nome de alguma parte de dentro do barco.

Soltar o cabo da nau significa simplesmente soltar o cabo que está segurando o barco no porto, para que ele possa navegar tranquilamente pelo oceano, é simples assim. Mas a razão de eu estar escrevendo esta mensagem é para apontar o fato de que muitos de nós, inclusive eu, estivemos cantando uma música durante anos, sem saber o significado dela!

Alguém disse que a hora que o crente mais mente é durante o louvor na igreja, pois, muitas vezes, canta algo que não é realidade em sua vida. Creio que esta frase é verdadeira, no entanto, estas pessoas estão mentindo na inocência, pois nem sequer estão prestando atenção nas palavras pronunciadas. Cantam, pois a melodia é bonita ou, por que em determinado momento da canção existe uma frase de efeito que chama a atenção. Por exemplo, em uma música de um cantor brasileiro (que eu respeito muito), existem duas frases que, juntas, não fazem o menor sentido: “Vem tuas águas agitar, pois eu quero nadar no teu rio”... Agora eu pergunto, nadamos melhor com as águas tranqüilas ou com as águas agitadas? Você já tentou nadar em meio a ondas agitadas?

O pior ainda é quando cantamos princípios que não condizem com a Palavra de Deus! Eu reparei que, em uma música muito conhecida no meio evangélico, cantamos algo que vai contra os mandamentos de Jesus de orar pelos nossos inimigos, e orar por aqueles que nos perseguem. Segue um trecho da letra:

Quem te viu passar na prova
E não te ajudou
Quando ver você na benção
Vão se arrepender
Vai estar entre a platéia
E você no palco...


Eu não creio que, momento de louvor da igreja, precise ser necessariamente um período com letras muito profundas e difíceis de entender. Creio apenas, que precisamos ter consciência daquilo que cantamos dentro da igreja, pois o louvor precisa ser consciente e bíblico.

-----------------------------
Este post e outros interessantes, você encontra em:
http://www.andrequeiroz.org

50 comentários :

  1. Valeu pelo esclarecimento, André. Outro dia me questionei o que a expressão significava. Muito bom, Deus abençoe..👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!!gostei da sua opinião concordo tbm.

    ResponderExcluir
  3. Gostei do esclarecimto até hoje cantava e não sabia o que estava falando

    ResponderExcluir
  4. MUITO BÍBLICA A EXPLICAÇÃO.100 por CENTO.

    ResponderExcluir
  5. Vem tuas agitar , refere-se ao texto bíblico em que o anjo descia e movimentava as águas no tanque de Betesda e quem a tocasse seria curado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, se o enfermo nadasse nas águas tranqüilas ( sem ser agitadas pelo anjo) não adiantava pq não era curado das enfermidades

      Excluir
    2. Esse e o verdadeiro dicernimento contestual do entendimento biblico.
      Fico muito feliz em saber que ainda tem quem goste de ler e entender a verdadeira palavra revelada.
      Parabens

      Excluir
    3. Bem isso entra nas águas agitadas para ser curados...

      Excluir
    4. Só essa parte mesmo, mas a parte completa que ele citou ai tem lógica não, nadar dentro do poço? Rio? Kkkkkk

      Excluir
  6. Foi muito bom aprender nossa obrigada

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Sempre me pego pensando na letra dos hinos. Alguns eu nem canto algumas partes. Levo muito a sério, tento me policiar. Essa parte que disse do hino das águas agitar eu não tinha pensado por esse lado. Quando li fiquei aqui refletindo naquela passagem que pra alguém ser curado as águas precisavam ser agitadas e o primeiro que se lançasse seria curado. Bom, fácil mesmo não é,nadar numa agitação de águas. Se com calmaria o corpo já sente,né mesmo?Otima explicação. Obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Amava esse louvor da harpa mas me perguntava o que era da nau

    ResponderExcluir
  10. Aprendi mto, cantava e não sabia o significado da nau, sempre mim questionei qual o significado, agora sei, obg

    ResponderExcluir
  11. Meu Deus continu sem entender me desculpe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem um sentido espiritual, qdo vc solta o cabo ou a corda que está segurando o navio que pode ser sua vida , vc entregA com fé em Jesus que vai te guiar..

      Excluir
  12. Sempre senti a presença de Deus ouvindo esse hino só não sabia o que era da nau

    ResponderExcluir
  13. O meu povo padece por falta de conhecimento.

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde! Achei muito interessante essa sua explanação acerca desse assunto. Gostaria de saber por favor o significado da expressão "cabo do céu" citado no livro de Neemias capítulo 1 verso 9. Desde de já agradeço pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, olhando sua passagem achei interessante sua pergunta, cabo do céu significa que não importa em que lugar do céu ou em que extremidade do céu esteja, que Deus poderá ajuntar novamente os rejeitados no lugar onde Ele tem escolhido para habitar no nome DEle.

      Excluir
  15. Eu não acho que a letra do hino da cantora ao qual o autor desse comentário se referiu tem a ver com o que ele propôs literalmente.Não estou aqui me pronunciando como advogado de ninguém,mais fica claro que o arrependimento ao qual o hino se refere é sobre a suposta pessoa que não ajudou ver que deveria ter sim estendido a mão,ou seja se arrependeu de não ter ajudado,e quanto ao palco que se refere ali;
    Esta falando de quando Jesus exalta alguém,não quando o homem se exalta,mais quando o homem é tirado do pó da terra e do lamaçal do pecado e colocado onde Deus quer que ele esteja,se olharmos pelo lado carnal podemos interpretar qualquer coisa que nos vem à cabeça,mais quem vê com os olhos espirituais ainda que veja alguém fazendo algo antropocêntrico não fica por aí detonando ninguém,apenas vai orar pelo próximo.
    Sem complexidade alguma,simples assim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não quero defender ninguém,mais sim os louvores a Deus, ultimamente as pessoas estão adorando ao homem e não há à Deus louvores e expressa sentimentos ao homem, eles colocam para fora seus sentimentos, não vejo adoração a DEUS quanto esses louvores gospel, alguns sim Têm adoração à Deus Mais a maioria não têm, têm letras bonitas e melodias lindas,temos que amar as coisas de Deus, e não sentimentos de homem, não quero causar mau nenhum muito menos causar problemas, é apenas minha opinião, Deus abençoe a todos

      Excluir
    2. Eu estava pensando nisso mais cedo enquanto cantava um louvor
      Eu nunca cantei na igreja, mas sei que um dia vou cantar
      E com isso, fiquei pensando em qual louvor cantar, e pensei em cantar um louvor da Gabriela Rocha com o Talles: Nada Além de Ti porque tem uma parte que fala:
      "Se a vitória não consegues enxergar, espera no Senhor e confia."
      E eu pensei: talvez alguém esteja precisando ouvir isso.
      Mas aí depois eu pensei de novo e cara...eu estava pensando em louvar uma música para uma pessoa que estivesse na igreja e não para Deus
      Sendo que o culto é para Deus
      Sei lá, eu percebi que o culto tem que ser feito totalmente a Deus e os louvores dedicados a Deus e não aos homens mas eu também acho bonito o jeito como Deus usa os louvores para falar com pessoas que estão ali na igreja
      Enfim, acho que não tenho uma posição centrada sobre isso mas, uma das minhas vontades é prestar um culto 100% a Deus onde os louvores são 100% adoração porque se alguém entra na igreja com algum problema ou dificuldade e o culto é 100% em adoração a Deus, essa pessoa vai perceber que Deus é grande, que Deus é maravilhoso e que o problema dela é pequeno,

      Então mesmo culto sendo 100% adoração, vai ser um culto que também vai ajudar as pessoas porque quando nós olhamos para os nossos problemas parece que eles são grandes, mas quando olhamos para Deus e adoramos a ele, vemos que ele é maior que os nossos problemas então mesmo que os louvores no culto não falem sobre sentimentos humanos, se os cultos fossem só de adoração a Deus, como consequência, resolveriam as nossas vidas e os nossos problemas
      A solução dos nossos problemas é adorar a Deus
      Vivemos para adorar a Deus

      Excluir
  16. Gostei muito tanto do assunto como da simplicidade e transparência que foi conduzido. Geralmente eu só gosto de ler, mais hoje senti vontade de parabenizar é também deixar o que tenho percebido. hoje tenho 37 anos me converti ao Senhor Jesus aos 13 anos e a primeira sensibilidade foi de examinar o que eu canto a Deus, pois muitas das vezes e mais oração cantada, e as vezes Adoração expressa. Sempre houve mais hoje em dia está na moda chamar A pessoa de Jesus de você. Lendo os livros dos evangelhos, percebi que somente aqueles que não cria ser Jesus Cristo, o Messias enviado por Deus, se referia a Jesus de você. Todos os discípulos e as multidões que Criam se Referia a Jesus Como sendo Pra eles Cristo, Mestre, Senhor, Rei, Filho de Davi, mais nunca de você. Quem se referia a Jesus de você, somente aqueles que não criam. Não tenho aqui a pretensão de polemizar essa questão. Mais espero que seja bem compreendida na questão que coquei. mais uma vez obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário! Eu estava refletindo sobre isso esses dias

      Excluir
  17. Obrigada. Agora mais que nunca quero soltar o cabo da nau e navegar com mais fé em Jesus.

    ResponderExcluir
  18. A paz do Senhor a todos. Mais eu gostaria de saber se tem na Bíblia Sagrada a passagem em que Deus manda soltar o cabo da nau, ou essa expressão é dita apenas nesse louvor da harpa

    ResponderExcluir
  19. Bom dia. Também sempre Louvei este hino, nunca soube o que significava
    Da nau. E acordei com ele na mente e vim proucura, o significado. Obrigado.

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito dos dois assuntos,sobre o cabo da Nau,sempre cantei sabendo que soltando o cabo da Nau,estava entregando minha vida a Cristo,para que Ele me coduzisse,ao lugar certo,pois Jesus é o Caminho,a Verdade,e a Vida,e sobre as outras músicas (sobre agitar a água) gostei do esclarecimento,e sobre a outra música,a minha opinião e que Deus nos honra sim mais não devemos nos exaltar e achar que somos melhores do que os que não nos ajudaram quando precisamos,devemos mostrar a eles que podem ser felizes como nós,basta receber o que de graça nos foi dado,que Deus até a todos em nome de Jesus amém.

    ResponderExcluir
  21. Vdd pastor muito bom eu fiquei tão curioso de saber o siguinificado de nau agora eu sei fiquei muto feliz graças a deus muito obrigado que deus abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns para meus pois trazendo esclarecimentos nos ajuda a ter uma visão melhor
      Do cabo Danau eu fiquei surpresa quando vi uma pregação,falando que era um valente da Bíblia, sempre que louvei a Deus sabendo que era está peça que segura o navio no Porto.
      Gostei muito também da colocação dos hinos que é pura verdade

      Excluir
  22. Esse Louvor é de Deus Sabor de Mel tenho perguntado para Deus os louvores que agrada ele, quando Você começa a Obedecer a Deus, e Deus te Usa para ir Contra o Pecado as pessoas cegas espiritual, vão Contra, tentam te Agredir usadas pelo maligno , aí quando Deus mostra que foi ele usando nós como instrumento dele, elas se arrepende de Não ter dado ouvido a Voz de Deus aí o Senhor Perdoa o Senhor me fez entender que esse Louvor é Criticado por que foi o Senhor que deu a letra Sabor de Mel.

    ResponderExcluir
  23. Justamente,por isso que lá em salmos nós fala que devemos salmodiar cantando hinos e harpa,todo louvor a Deus tem que está na bíblia

    ResponderExcluir
  24. Quanto ao "solta o cabo da náu", ficou bem explicado. Todavía, quanto ao "agitar das águas" vc não conseguiu enter. A letra se refere a quando o anjo agitava as águas do tanque de Betesda. 1 vez por ano, o anjo descia e agitava as águas do tanque e o primeiro a descer ficaria curado. Daí, a expressão de agitar as águas.

    ResponderExcluir
  25. Obrigada, eu sempre cantava essa musica sem saber oque realmente significava. A primeira vez que eu ouvi pensei que eles erraram a letra da musica e nao iriam falar "da nau" e sim "da mão"; já na segunda vez eu pensei que "da nau" era um personagem biblico, e por isso: "Solta o cabo "Danau" e toma o remo nas mãos" nada a ver kkkkkkkkkk. Só agora que fui saber qual o significa real, e olha que eu sou cristã mds que vergonha kkkkkkkkkkkkk. Obrigada e parabéns pela explicação👏❤❤

    ResponderExcluir
  26. Eu amei sua opinião e esclarecimentos, pois quando ouvi este hino da harpa solta o cabo da nau 467,eu observei a letra e busquei o que significa "nau",por isso temos que ter o dicernimento do Espírito Santo pra ver qual louvor podemos louvar ,eu sempre gosto de prestar muita atenção na letra antes de eu louvar,e acredito que são poucos os hinos de hoje que vem da expiração do Espírito Santo, vamos pedir sabedoria a Deus e saber discernir o qie realmente vem do céu, e esses hinos da harpa são poucos cristãos que querem louvar,e tenho a total certeza que são os hinos que todos cristãos lavados e remidos pelo sangue de Jesus deveriam louvar ,muito bom saber que existem irmãos no mundo que ainda se preocupe com as letras dos hinos ,Deus abençoe sua vida grandemente 🙏🙏🙏🤝

    ResponderExcluir
  27. Só achei desnecessário seu comentário sobre as águas agitadas. Nem sei quem canta. Temos que entender o contexto histórico. Eu não vejo águas agitadas só como ondas, mas como segurança de uma água limpa que está em circulação. Água parada pode estar contaminada. Outra visão, temos o exemplo bíblico onde as pessoas esperavam a agitação das águas no tanque para entrarem e serem curadas. (João 5:2-8)

    ResponderExcluir
  28. Gosto muito de aprender, então, depois de ler tudo, notei que foi falado sobre Dani, o e significado do louvor? Entendi o senhor falou que por anos escultou vários pessoas falando que Danau era um valente, quando na verdade não era! Quem era Danau? Acho que para entender esse louvor precisaríamos saber um pouco sobre ele para que podesse entender oque o louvor quis fala.

    ResponderExcluir
  29. Se não foi escrito o hino solta o cabo nau

    ResponderExcluir
  30. Eu também gostaria de saber se: essa expressão é bíblica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Significa seguir o verdadeiro evangelho como pregava o Senhor.

      Excluir
  31. A nau significa o evangelho.Os remos é o caminho que podemos seguir mesmo que seja pelo caminho mais fácil.Quando fala em tomar os remos das mãos se refere que devemos deixar esse camilho fácil para seguir o rumo mais claro do evangelho,pois esse sim nos levará seguro para o melhor porto que poderemos desembarcar que é Deus.

    ResponderExcluir
  32. Muito bom os esclarecimentos. Deus abençoe

    ResponderExcluir
  33. Bom dia!
    Sempre imaginei que Nau,fosse barco ou um navio mesmo! Mas quanto ao cabo eu ainda tenho dúvida,se é o que prende ou o que se usa pra fazer navegar? 🤔

    ResponderExcluir

Comente!
É sempre uma honra ter sua opinião escrita aqui. Lembrando sempre que este é um blog cristão, que preza por comportamento cristão. Se quiser criticar o que foi escrito, fique à vontade, mas se limite a discutir a ideia. Nada de ofensas pessoais, spams, xingamentos ou coisas do "velho homem".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...